É longa a estrada que nos leva conhecer acerca do meio virtual, representado principalmente pela Internet, vem abrindo novos espaços e criando diferenciadas formas de convivência e colaboração, implicando, com isso, mudanças para a sala de aula presencial. Assim como os recursos da mídia impressa abrem perspectivas inovadoras, a incorporação de tecnologias da web ao contexto educativo de ensino de inglês pode influenciar positivamente a interação aluno/informação (conhecimento), contribuindo para a criação de múltiplos caminhos de significação no percurso da aprendizagem. A meu ver, uma das grandes contribuições do espaço cibernético está na possibilidade de se criar comunidades virtuais que possam facilitar a comunicação entre os participantes, tendo em vista um aprendizado colaborativo online em que todos podem contribuir, e são convidados a fazê-lo, para a melhoria do trabalho do outro. Tais comunidades tanto podem ser utilizadas como complemento às atividades presenciais, quanto servir aos objetivos de um curso oferecido totalmente a distância. Vários são os recursos disponíveis gratuitamente na Internet que podem ser usados para tal fim. Entre estes, encontram-se os blogs, as wikis, os e-mails, os e-groups (conjuntos de e-mails dos alunos administrados pelo próprio professor, por exemplo) e as Webquests. Vamos fazer um pequeno tour para conhecermos melhor o colégio Aydil e como esta escola específica de Ensino Médio tem procurado levar seus alunos a uma viagem cujo destino é a aprendizagem e dentre os caminhos usados aparecem com frequência o uso das TIC . Let´s go?
Nenhum comentário:
Postar um comentário